Publicado
1 ano atrásem
O primeiro bimestre de 2024 chegou ao fim com redução de 25,6% no número de crimes violentos registrado em Mato Grosso do Sul, comparado ao período homólogo em 2023. A baixa é decorrente principalmente pelos registros de homicídios dolosos – que diminuíram 37,8% na mesma referência.
Crimes violentos compreendem basicamente quatro tipos de homicídios. São eles: homicídio doloso (com intenção de matar), feminicídio, lesão corporal seguida de morte, e latrocínio (roubo seguido de morte).
Conforme os dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) – disponibilizados na plataforma SIGO Estatística – janeiro e fevereiro registraram 26 e 22 homicídios dolosos, respectivamente. No ano anterior, os registros foram de 39 em janeiro e 35 em fevereiro, representando redução de 37,8% neste ano. O crime está previsto no Artigo 121 do Código Penal (CP).
Já em relação aos feminicídios, também previsto do 121 do CP, 2024 já acumula 6 registros, 3 em cada mês. No ano passado, o primeiro bimestre terminou com 4 ocorrências, com duas a cada mês.
O crime de lesão corporal seguida de morte (artigo 129 do CP) também apresentou aumento neste ano, com 2 ocorrências no período de referência, registrados em janeiro. Em 2023, o 1º bimestre registrou apenas uma morte enquadrada nesta tipificação.
Por fim, roubos seguidos de morte – latrocínio, (artigo 159 do CP) – também tiveram aumento, com 3 ocorrências em 2024: uma em janeiro e duas em fevereiro. No mesmo período do ano passado, os dados revelam apenas dois registros, um em cada mês.
Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2023 com o menor número de homicídios registrados nos últimos 10 anos. Foram 446 homicídios no Estado em 2023, menor número desde 2014, conforme os dados disponibilizados no SIGO Estatística e conferidos em janeiro deste ano.
Justamente há 10 anos, em 2014, o Estado registrava o maior número de homicídios deste recorte temporal. No ano em que o Brasil perdeu a Copa por 7 a 1 para a Alemanha, MS registrou 652 mortes causadas por homicídios.
Assim, em 2023 o total de homicídios caiu 31%, se comparado com 2014. Contudo, homicídios foram a maioria nos crimes violentos: dos 446 homicídios em MS durante o último ano, 394 foram dolosos, 32 são registrados como feminicídio, 15 por lesão corporal seguida de morte e 5 por latrocínio.
O Jornal Eita! acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Dourados e região, além dos destaques nacionais e da mídia. Fale Conosco.
Consignado CLT: Marinho recomenda cautela antes de tomar empréstimo
Projeto do IR enfrentará debate para aprovar contrapartida, diz Haddad
Atos no RJ e em SP protestam contra racismo e violência policial
Homem é preso em flagrante por ameaçar ex-esposa com faca
PF prende acusado de furtar réplica da Constituição no 8 de janeiro
Aniversariante, Bolsonaro aparece com camisa do Operário de Caarapó em postagem
O Ministério das Cidades voltou a adiar a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, iniciativa que busca proporcionar a...
O relatório final do Orçamento de 2025, apresentado na madrugada desta quinta-feira (20) pelo relator, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA),...
O Congresso Nacional antecipou a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 para a tarde desta quinta-feira...
Senadores e deputados federais aprovaram, em votação simbólica, na tarde desta quinta-feira (20), o relatório final do Projeto de Lei...
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, nesta quinta-feira (20), em Brasília, o relatório final apresentado pelo relator do Orçamento...
O Senado decidiu sustar o decreto do Executivo, de maio de 2023, que determina a exigência do visto para cidadãos...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar