Publicado
1 ano atrásem
Pai e filhos envolvidos com uma organização criminosa, que atua no esquema de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, foram presos durante a Operação Rota Caipira, deflagrada nesta terça-feira (27). A família foi presa em Corumbá, cidade na região oeste do Estado, que faz fronteira com a Bolívia. Os presos têm envolvimento com uma quadrilha do Piauí.
As prisões foram realizadas em cumprimento aos mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos no Piauí. De acordo com o delegado da Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), do Estado Piauiense, Charles Pessoa, a família de Corumbá era responsável por recebimentos e pagamentos de drogas.
“Pai, filho e filha foram presos. Além de envolvimento com grupo criminoso, eles são responsáveis pela logística de recebimento de valores e pagamento da droga que estava seguindo para o Piauí”, relata.
Ao todo, foram 18 mandados entre Mato Grosso do Sul e outros Estados. A princípio, houve a informação de dois presos no Estado e que um dos alvos foi detido em Campo Grande e outro em Corumbá, no entanto, os três mandados de prisão aplicados em MS foram na cidade Corumbaense.
Durante a Operação Rota Caipira foram presos líderes e operadores financeiros do esquema, apreendidos valores e bens obtidos como proveito do crime, e documentos relacionados aos fatos.
As buscas e prisões foram cumpridas com apoio da Polícia Civil do Piauí, São Paulo e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.
As investigações começaram depois da prisão de Laércio Batista, no interior de São Paulo, e com isso a Polícia Civil do Piauí pôde identificar todo um núcleo responsável por entrada e circulação de drogas no país, pela via popularmente conhecida como “rota caipira”.
Laércio foi preso em outubro do ano passado, responde a vários processos por crimes violentos e, no sistema prisional, passou a integrar uma facção criminosa com origem no estado de São Paulo.
Ao conseguir localizar e prender esse foragido no estado de São Paulo, a Polícia Civil obteve informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa.
Essa engenharia financeira permitia o pagamento de drogas que entravam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operação logística necessária para transportar essa droga ao sudeste do país e estados nordestinos de destino final.
O Jornal Eita! acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Dourados e região, além dos destaques nacionais e da mídia. Fale Conosco.
Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
Liminar suspende mudança do nome da Guarda Civil Metropolitana de SP
PGR dá parecer contra apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
Em meio ao PL da Anistia, Senado homenageia redemocratização do Brasil
Lula entrega projeto de isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
Câmara cita “convulsão” e pede que STF adie 7 perdas de mandato
O Senado realizou, nesta terça-feira (18), sessão solene em homenagem aos 40 anos da redemocratização do país. O evento ocorreu em...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta terça-feira (18), ao Congresso Nacional o projeto de lei da isenção...
A Câmara dos Deputados pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que adie a eficácia da decisão sobre sobras eleitorais que...
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu apoiadores na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (16),...
Convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, uma manifestação marcada para este domingo (16), no Rio de Janeiro, defenderá...
O regime democrático brasileiro completa hoje 40 anos em vigor. É o mais longo período democrático ininterrupto da história do...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar