Publicado
1 ano atrásem

Propostas foram discutidas previamente com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, antes de serem encaminhados ao programa MS Ativo, em encontro com o governador Eduardo Riedel
Prefeito Marçal Filho e secretários municipais durante encontro com o secretário de estado Jaime de Verruck, na prefeitura de Dourados – Foto: A. Frota
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta quarta-feira (4) o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, no gabinete da prefeitura, para apresentar projetos considerados prioritários para o município. A reunião teve como objetivo alinhar as propostas que serão levadas ao governador Eduardo Riedel em data a ser definida, como parte do programa MS Ativo.
Participaram da reunião os secretários municipais Bruno Pontin (Agricultura Familiar), Fábio Luis (Planejamento), Jorge De Lucia (Obras) e Antônio Freire (Desenvolvimento Econômico). Cada um deles atua em pastas que atualmente apresentam as demandas prioritárias do município.
Durante a reunião, o prefeito destacou que a principal necessidade de Dourados na área de infraestrutura é o recapeamento de bairros com pavimentação antiga e deteriorada. Ele lembrou que a área central foi recapeada durante a gestão do então governador Reinaldo Azambuja e que, atualmente, o governador Riedel destinou recursos para atender em conjunto com a prefeitura o Jardim Água Boa e o Jardim Santo André. “Temos recursos de bancada federal para asfalto novo em bairros sem pavimentação, mas o maior problema está nos bairros com pavimento antigo”, afirmou Marçal. O secretário Jorge De Lucia complementou que já existe um levantamento técnico das áreas mais críticas da cidade.
Outro projeto apresentado foi a construção de um Mercadão Municipal ao lado da Feira Central da Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro. O secretário Bruno Pontin explicou que o objetivo é fortalecer os produtores locais e complementar o projeto da Central de Abastecimento (Ceasa), que será executado pelo governo estadual.
A Ceasa tem projeto para ser instalada em um imóvel de 48 mil m² na entrada de Dourados, já desapropriado, com barracão e estrutura administrativa. Segundo Verruck, o projeto está confirmado para sair do papel e atenderá especialmente os pequenos produtores da região, conforme demanda da prefeitura.
A equipe de Marçal Filho solicitou ainda a cessão de uma área na entrada de Dourados, no início da Avenida Marcelino Pires, para construção de um dos dois terminais de transbordo previstos em projeto com recursos do Fonplata. O segundo terminal será instalado no Jardim Clímax, outro extremo da avenida.
O secretário Fábio Luis também solicitou a cessão de área nas proximidades da futura Ceasa para instalação da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MS Gás), que iniciará o fornecimento de gás natural a partir de 2026. Verruck afirmou que a liberação do terreno pode ser resolvida com agilidade.
Já o secretário Antônio Freire solicitou melhorias na infraestrutura do Distrito Industrial de Dourados (DID), que pertence ao Estado e concentra diversas indústrias. Jaime Verruck pediu a elaboração de um pré-projeto orçamentário e manifestou interesse em transferir o controle do espaço ao município, o que facilitará a realização de investimentos.
As propostas apresentadas pela prefeitura serão oficialmente encaminhadas ao governo estadual e discutidas em reunião com o governador Eduardo Riedel, dentro da estratégia de cooperação do programa MS Ativo. O encontro ainda será agendado, mas deve ocorrer no início do mês de julho deste ano.
O Jornal Eita! acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Dourados e região, além dos destaques nacionais e da mídia. E-mail para Contato: eitajornal01@gmail.com Telefone para Contato: (67) 9 8152 - 9853



Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano


Cubanos superam venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil em 2025


Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado


TSE vai decidir sobre resultado de eleição suplementar em Roraima


Presidente Petro denuncia fraude contra o voto na eleição da Colômbia


Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações








A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 no Brasil deve seguir travada...


Com candidatura em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arthur Henrique (PL) foi o mais votado para o cargo de...


Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a irem às urnas, neste domingo (21), para escolher o chefe...


© Foto: Ricardo Stuckert / PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (17) que o presidente...


A prefeitura de Limeira reforçou nesta quarta-feira (17) as medidas de segurança na área da Ponte do Esqueleto, com o...


Um ato da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) estabelece que os trabalhadores de serviços terceirizados que trabalham...

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar