Publicado
2 anos atrásem
“O dia que colocava roupa para bater cedo, a água acabava e só voltava a noite”, relata a diarista Fátima dos Santos, de 35 anos, moradora da área da Homex, região sul de Campo Grande.
Assim como para sua família, a tarde desta segunda-feira, 3, foi um dia para outras 1.500 famílias, comemorarem a instalação das redes de água e esgoto em toda a área fundiária localizada na região do Jardim Centro-Oeste.
Ela revela ainda que a falta de água que perdurou por muitos anos, e que a falta de água era ainda pior nos dias quentes, em que até os banhos eram regulados por conta na dificuldade de acesso à um direito que deveria ser universal.
A cerimônia de entrega da obra de instalação das redes de água e esgoto do bairro, pelas Águas Guariroba, concessionária do serviço na cidade, reuniu diversas outras famílias, como a do aposentado Crispin Gaubo Lopes, de 65 anos,que mora na Homex há três anos e quatro meses
“Antigamente faltava água e também faltava luz. Quando chovia, arrebentava os fios, então eu tinha que sair embaixo de chuva, de noite, uma situação complicada, mas agora está tudo tranquilizado”, destacou.
As redes de água e esgoto foram instaladas na Homex com investimento de mais de R$ 8 milhões da administração municipal. Foram construídos mais de 15 quilômetros de rede de água e 14 quilômetros de rede de esgoto. As benfeitorias alcançam o total de mais de 5 mil pessoas.
Segundo o vice-presidente da Comunidade Homex, Francisco Jailton Saraiva, conhecido como Jajá Nordestino, as 1,5 mil famílias estão em processo de regularização na prefeitura, para receber os títulos da propriedade e a previsão é que até o final do ano algumas delas já estejam com os documentos em mãos
“Já essas obras são 90% do que a gente precisava. A gente não tinha água saudável, a maioria era poço e tudo na gambiarra […] Às vezes alguns tinham que se deslocar por um quilômetro para conseguir água”, lembrou ele.
Para o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, as redes de água e esgoto representam mais saúde e mais dignidade para a população local. “Isso resolveu um problema de anos, era só rabicho, puxando mangueira preta pra cá, para lá, sem constância, sem pressão. E agora os rabichos saíram, rede estabelecida com pressão definida. E agora o esgoto todo coletado”, explicou.
Presentes ao evento estiveram a prefeita municipal, Adriane Lopes; o vereador Edu Miranda; o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) Odilon Júnior; o diretor da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) Cláudio Marques.
Para a prefeita Adriane Lopes, o saneamento é um avanço para estas famílias e a conclusão da obra, um marco histórico.
“Esta é uma cidade que avança em saneamento, que se preocupa com pessoas, estamos preocupados com o bem estar das famílias campo-grandenses”, destacou. “Estar aqui hoje selando este este momento é muito importante, pois a conclusão desta obra é histórica e representa mais saúde para todos”, concluiu.
O Jornal Eita! acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Dourados e região, além dos destaques nacionais e da mídia. E-mail para Contato: eitajornal01@gmail.com Telefone para Contato: (67) 9 8152 - 9853



Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano


Cubanos superam venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil em 2025


Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado


TSE vai decidir sobre resultado de eleição suplementar em Roraima


Presidente Petro denuncia fraude contra o voto na eleição da Colômbia


Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações








A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 no Brasil deve seguir travada...


Com candidatura em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arthur Henrique (PL) foi o mais votado para o cargo de...


Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a irem às urnas, neste domingo (21), para escolher o chefe...


© Foto: Ricardo Stuckert / PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (17) que o presidente...


A prefeitura de Limeira reforçou nesta quarta-feira (17) as medidas de segurança na área da Ponte do Esqueleto, com o...


Um ato da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) estabelece que os trabalhadores de serviços terceirizados que trabalham...

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar