Publicado
2 anos atrásem
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse ser contra o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, encaminhado em 2019 e que ainda aguarda aprovação de todos os países envolvidos.
Após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Macron conversou com jornalistas e afirmou que o pacto entre os blocos estaria “mal remendado”.
De acordo com o portal g1, o mandatário francês argumentou que os termos do acordo não levam em conta a biodiversidade e o clima. “E é justamente por isso que sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele [Lula] está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo […] não leva em conta a biodiversidade e o clima dentro dele. É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas”, disse.
Questionado por jornalistas, Lula disse que Macron tinha o direito de pensar dessa maneira.
Havia a expectativa de que o acordo comercial fosse assinado na próxima semana, porém o Brasil, que detém a presidência rotativa do Mercosul, informou que não seria possível chegar a um entendimento tão rápido, além de agora esperar também a aprovação do novo presidente da Argentina, Javier Milei.
O porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, disse que ambas as partes estão “envolvidas em discussões intensas e construtivas” e “progressos substanciais foram feitos nos últimos meses”. Ele acrescentou que “as negociações continuarão com um espírito construtivo, com a ambição de serem concluídas o mais rapidamente possível”.
Após a mudança de planos, uma delegação da UE liderada por Valdis Dombrovskis, vice-presidente de comércio da Comissão Europeia, não viajará ao Rio de Janeiro para a cúpula do Mercosul em 7 de dezembro, segundo as pessoas, que pediram anonimato porque estavam não está autorizado a falar publicamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda assim, depois de se reunir na sexta-feira com o Lula, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a “UE está empenhada em concretizar este acordo”.
O presidente francês Emmanuel Macron visitará o Brasil no dia 27 de março de 2024. A confirmação foi feita por ele neste sábado, 2, durante almoço bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP28, em Dubai.
” data-medium-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/12/53370413916_31acdb4c16_o.webp?fit=300%2C225&quality=70&strip=all” data-large-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/12/53370413916_31acdb4c16_o.webp?fit=1024%2C768&quality=70&strip=all” src=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/12/53370413916_31acdb4c16_o.webp?quality=70&w=1024&resize=1024%2C768&strip=all” alt width=”1024″ height=”768″ data-recalc-dims=”1″>
Durante o encontro, os presidentes conversaram sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O Brasil atua para destravar a parceria entre os blocos. Na sexta-feira, Lula abordou o mesmo tema durante reuniões bilaterais com representante da União Europeia, Ursula von der Leyen, e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
Lula e Macron já tinham se encontrado rapidamente durante a COP28, quando se cumprimentaram. O país tenta retomar a boa relação com a França, após as rusgas entre os dois países durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
(Com Estadão Conteúdo e Bloomberg)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.



Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL


Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano


Aposta de Porto Alegre acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 99 milhões


CEO da Latam Brasil diz estar otimista de que Senado pode barrar PL das Bagagens


Substitutivo de Derrite limita atuação do MP, dizem especialistas


Operação atinge núcleo de fraudes no INSS, diz presidente de CPMI








A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou, nesta quarta-feira (12), que mudanças estruturantes no projeto de lei...


Especialistas em segurança pública avaliam que o quarto substitutivo do relator Guilherme Derrite (PP-PL) ao projeto de lei (PL) Antifacção pode...


O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que a nova fase da Operação...


Após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU),...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, nesta quinta-feira (13), seus ministros que já foram governadores para tratar dos...


Ao anunciar um acordo de cooperação com ministros de segurança de países Mercosul para fortalecer a luta contra o tráfico...

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar