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GM quadruplica dividendos trimestrais e anuncia seu maior plano de recompra de ações da história

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A General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira (29) que irá recomprar US$ 10 bilhões em ações – seu maior plano de recompra de todos os tempos – e aumentar a distribuição total de dividendos em 33%, incluindo um salto de quatro vezes nos proventos trimestrais a partir de 2024. O movimento visa despertar interesse de investidores após as ações da companhia recuarem este ano em reação a investimentos infrutíferos em carros elétricos.

A montadora também voltou a anunciar guidance de resultado para 2023 para níveis modestamente abaixo do que era antes de a greve do sindicato United Auto Workers (UAW), que durou seis semanas, afetar os lucros. A GM disse que o lucro líquido ficará agora entre US$ 9,1 bilhões e US$ 9,7 bilhões, em comparação com a faixa anterior de US$ 9,3 bilhões a US$ 10,7 bilhões. Durante a greve, a empresa parou de oferecer guidance.

A fabricante de automóveis sediada em Detroit decidiu queimar caixa em incentivos a investidores apesar das elevadas taxas de juros nos Estados Unidos, que ameaçam as vendas de automóveis e dos custos de capital decorrentes dos investimentos em veículos eléctricos, que ainda não apresentaram resultados significativos.

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A GM tenta provar aos acionistas que pode pagar bons dividendos e, ao mesmo tempo, investir em tecnologia, na esperança de levantar ações que são negociadas hoje em patamar abaixo do início de 2014, quando a CEO Mary Barra assumiu.

Pagando mais a acionistas – incluindo a recompra de cerca de um quarto do valor de mercado da empresa –, a GM passa mensagem de que será mais uma aposta de valor do que de crescimento. Embora as receitas estejam aumentando este ano, a GM vem conseguindo crescer a partir de sua linha de negócios tradicional de automóveis com motor a combustão. As vendas de veículos elétricos estão escassas e o negócio de táxi-robô enfrenta problemas.

“Nossos resultados, especialmente nossa geração de caixa, têm sido muito fortes”, disse Barra em carta aos acionistas nesta quarta-feira. A GM está “confiante em nossa capacidade de continuar gerando um fluxo de caixa livre significativo à medida que fazemos a transição para veículos elétricos”.

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Efeitos da greve

A GM disse que os custos dos novos contratos de trabalho, que dão aos trabalhadores aumentos mínimos de 25% junto com ajudas de custo e outros benefícios melhorados, adicionarão US$ 9,3 bilhões em despesas ao longo do prazo de 4 anos e 8 meses, com novas despesas trabalhistas atingindo o pico de US$ 2,5 bilhões em 2027. O montante equivale a cerca de US$ 575 por veículo.

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Barra se comprometeu a “compensar totalmente” as despesas adicionais com mão-de-obra e outras despesas através de maiores eficiências e cortes de custos fixos e variáveis no orçamento do próximo ano.

A empresa disse que reduzirá os custos fixos em US$ 2 bilhões no próximo ano, alcançando novas eficiências em design, engenharia, fabricação, marketing e distribuição dos seus modelos, e substituindo alguns dos seus SUVs mais antigos por versões mais rentáveis desses modelos.

As ações da montadora subiram 9,5%, para US$ 31,64, às 9h03, no pré-mercado em Nova York. Até o fechamento de terça-feira (28), porém, o papel acumulava queda de 14% no ano, contra alta de 19% no índice S&P 500.

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Aumento de dividendos

A GM começará aumentando o dividendo trimestral de US$ 0,03 por ação para US$ 0,12 centavos a partir de 2024.

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De acordo com o plano de recompra antecipada de ações, a GM pagará US$ 10 bilhões a um grupo de bancos credores e imediatamente receberá US$ 6,8 bilhões e comprará tudo de ações ordinárias. A empresa tinha aproximadamente 1,37 bilhão de ações ordinárias em circulação antes da recompra.

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O número total de ações recompradas será baseado na liquidação final e nos preços médios diários ponderados pelo volume das ações ordinárias da GM durante a vigência do programa, que será concluído no quarto trimestre de 2024. O programa de recompra será executado pelos bancos Bank of America, Goldman Sachs, Barclays e Citigroup.

A GM terá US$ 1,4 bilhão em capital restante para recompras de ações adicionais.

A dimensão do novo plano de recompra pode irritar o sindicato UAW, cujo presidente, Shawn Fain, criticou a GM por recomprar ações ao longo da última década, ao mesmo tempo em que oferecia aumentos menores aos seus funcionários horistas.

O novo guidance da empresa está abaixo da previsão anterior à greve, prevendo lucro por ação de US$ 6,52 a US$ 7,02, incluindo o impacto estimado da recompra. A previsão anterior era de US$ 6,54 a US$ 7,54 por ação.

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Sem contar os custos do programa de recompra, o guidance de lucro por ação ajustado da GM está entre US$ 7,20 e US$ 7,70, abaixo da estimativa máxima de US$ 8,15.

Ações em queda

As ações da GM enfrentaram dificuldades em parte porque os investidores consideraram que a greve resultaria em custos trabalhistas mais elevados. Mas também há uma questão existencial para a GM e outras montadoras tradicionais: o negócio de veículos de combustão interna é visto como em lento declínio no longo prazo, enquanto fabricantes tradicionais não conseguem vender elétricos em volume suficiente para acompanhar a Tesla.

Sob a gestão de Barra, a GM obteve lucros recordes, mas os problemas nas suas instalações de baterias mantiveram a produção de elétricos na casa dos milhares, enquanto as vendas anuais da Tesla se aproximam de 1,8 milhão de veículos. A bateria Ultium da GM deveria permitir à empresa fabricar vários tipos de carros elétricos a partir da mesma plataforma e vencer os concorrentes no mercado com uma panóplia de veículos.

Barra disse que a GM deveria ter a produção ajustada para 2024. Os elétricos são uma grande parte da estratégia da montadora para dobrar as vendas para US$ 280 bilhões até 2030.

“Embora eu esteja decepcionada com nossa produção de veículos elétricos com baterias Ultium em 2023 devido a dificuldades com a montagem do módulo, fizemos melhorias substanciais tanto no processo quanto na organização do trabalho”, disse Barra na carta. “Em 2024, esperamos uma produção de elétricos com a Ultium significativamente maior e margens nesse segmento também muito melhores.”

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